Muitas pessoas me mandam mensagens falando que querem anunciar no Facebook e que realmente já passou da hora de começar a fazer um bom trabalho. Mas, elas possuem algumas dúvidas sobre campanhas de anúncios no Facebook.
Então, para ajudar você que quer entrar no Facebook com o pé direito ou para você que já está lá, com sua página e dando os primeiros passos, resolvi fazer esse post para te auxiliar a ajustar o rumo do seu negócio e aumentar seus resultados.
Hoje vamos falar sobre uma das maiores dúvidas que recebo: quanto investir em uma campanha de anúncios no Facebook e torná-la lucrativa?
Quanto investir em uma campanha de anúncios no Facebook?
Se você ainda não anuncia no Facebook ou ainda não está tendo os resultados que deseja, eu recomendo muito que você conheça o treinamento Facebook Essencial.
Através dele, você aprende os 3 pilares do sucesso (Atrair, Engajar e Converter) para posicionar seu negócio no Facebook, fazer anúncios e atrair clientes usando a maior rede social do mundo.
Bem, depois dessa dica, quero deixar claro que esse conteúdo possui informações que eu acredito! São recomendações que compartilho com meus alunos e você pode pensar diferente. Se você quiser trazer sua opinião, o espaço de comentários está aberto!
Quanto investir?
Eu não vou negar que esta é a MAIOR dúvida de todas as pessoas que me procuram e também dos meus alunos. Quanto investir em uma campanha de anúncio no Facebook? Para mim, existem algumas respostas e a principal é… DEPENDE.
Depende muito do seu mercado, do tamanho da sua campanha e dos resultados que você quer ter. Mas, para não ficarmos no depende, separei algumas maneiras de você definir isso.
1. Quanto você pode investir?
Essa é a primeira coisa que eu me preocupo. Não adianta eu falar para você investir mil reais por dia se você não tem esse valor. Então, a primeira dica que dou é: defina uma verba para anunciar. Atualmente, eu reinvisto 50% do meu faturamento bruto mensal em campanhas.
Então, se eu faturar 100 reais por mês, eu reinvisto 50 reais em anúncios. Essa é uma regra que você pode utilizar. Porém, isso vai depender dos seus custos para vender e do quanto de resultado você consegue gerar com seu orçamento.
Mas, aí está um segredo: reinvestir!
Você precisa disso para crescer cada vez mais. Se você não define um verba para marketing, dificilmente você irá crescer. Você pode definir a porcentagem que achar melhor.
Pode começar com 5% e trabalhar a conversão, testar, melhorar e quando tudo estiver redondo e seu retorno positivo, você escala a sua campanha, aumenta a verba e, provavelmente, o seu retorno.
2. Projeção de cenários
Esta é uma forma um pouco mais avançada e você precisará ter as métricas do seu negócio na ponta do lápis. Você pode trabalhar com projeções e basear seu orçamento nisso para saber quanto investir em uma campanha.
POR EXEMPLO
- Eu tenho a meta de vender 100 reais em um mês. OK.
- Para isso, quantos clientes eu preciso? X.
- Para ter esses X clientes, eu preciso de quantos leads? Y.
- Para ter esses Y leads, quantas visitas eu preciso ter? W
- Cada clique para atrair uma visita vai me custar quanto?
A partir dessa demanda de cliques, eu estimo meu orçamento. Então, por exemplo, eu precisarei de 50 visitas para fazer 5 vendas. Algo neste sentido.
Aqui, você fará o cálculo partindo da sua meta de vendas para o volume de pessoas. É uma visão de um funil, onde você precisa ter os dados do seu CPC (Custo por Clique), seu CPL (Custo por Lead) e seu CPV (Custo por Venda) para chegar ao volume de vendas que precisa ter para bater sua meta.
Se este não é seu caso, sugiro não se assustar e definir uma verba de marketing baseada em seu faturamento ou outro dado que você prefira. Sem crise quanto a isso.
Como saber suas métricas
Para ajudar você a ter mais controle das suas métricas, sugiro que você faça um acompanhamento, pelo menos, semanal das suas campanhas. Todos os dias, eu atualizo uma planilha com os dados das minhas campanhas.
Eu acompanho diariamente minhas métricas, meu ROI, meu CPL, CPV e outras métricas (esta planilha está disponível no treinamento Facebook Essencial: eu compartilho o arquivo e ensino como usá-lo, é bem simples e prático).
Caso você queira construir a sua planilha, compartilho com você como é possível definir suas métricas.
Para definir suas métricas
- Custo por Venda (CPV) = investimento / número de vendas
- Lead por Venda (LPV) = Leads / número de vendas
- Custo por Lead (CPL) = investimento / número de leads
- Taxa de Conversão de Leads = Leads / Cliques
- Retorno sobre Investimento (ROI) = (retorno – investimento)/investimento
3. Cálculo Hipotético Universal Técnico Estimativo
Você também pode usar o Cálculo Hipotético Universal Técnico Estimativo. Calma! Não fique nervoso, esse é o popular CHUTE!
Com o chute, você pode definir um valor para começar baseado no que você está disposto a gastar e quanto investir em uma campanha no Facebook.
Se você não tem confiança ainda, pode começar com 5 reais por dia e ver como serão seus resultados. Se quiser ser mais “ousado”, pode começar com 100 reais por dia e avaliar seus resultados.
O grande segredo nos anúncios é: investir e mensurar. A regra é que não há regra universal, pois cada campanha, cada público, cada imagem, cada página de destino pode interferir para mais ou para menos nos seus resultados.
Por isso, você pode definir um valor que esteja confortável para errar. Isso mesmo, um valor confortável para errar. Falo isso porque por mais que você leia sobre o assunto, por mais que você estude, como dizem “na prática a teoria é outra”.
“NÃO IMPORTA O DESTINO, MAS A JORNADA”
Nada vai substituir você estar em campo, testando, avaliando e acompanhando seus resultados de perto. Mas, é claro, estudar, se capacitar e aprender com quem já trilhou esse caminho pode encurtar muito essa jornada e fazer com que seus erros saiam muito mais baratos.
Por isso, aproveite esse momento para estudar, aprender coisas novas e ter controle do seu negócio. É muito legal quando você toma decisões, as coisas funcionam e você tem resultado.
É muito bom também quando você toma uma decisão errada e aprende com o erro. Estamos todos juntos nessa. Aprendendo, acertando e errando.
CONTINUE NO BLOG
Você conferiu que mensurar os resultados é muito importante para ter sucesso com as campanhas. Verificar o que deu certo e errado vai ser a chave do sucesso.
Para facilitar a sua vida, existe um plugin para o Excel que faz o download de dados das suas contas no Facebook.
É só instalar para gerar relatório com mais rapidez. Saiba mais aqui:
FACEBOOK ADS MANAGER FOR EXCEL: GERE RELATÓRIOS DO FACEBOOK COM MAIS FACILIDADE
RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:
Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.
Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.
Adoro suas postagens, sempre com ótimas informações.
Obrigada Camila por compartilhar esses conhecimentos com a gente.
Obrigada!
Preciso urgente encontrar alguem no Brasil craque em GEO TRIGGED CAMPAIGNS, uso do GPS para disparar posts por aproximaçao, creio que deve tá cheio de craques no assunto por aqui, favor entrar em contato, deixando mesagem no face, ale de campamhas em outras medias sociais. (atx10@hotmail.com).
O conteúdo aqui é riquíssimo, muito bom saber que temos pessoas do nivel da camila fazendo gols de placaa como esses treinamento qualificando pessôas para o FUTURO-JÁ.
Adairton Teixeira
Legal, Adairton 🙂
Faço alguns anúncios no face, gostaria de aprender a fazer anúncios melhores, conhecer melhores ferramentas para um retorno melhor,
Tem um cursinho para isso ?
Obrigado
Tem sim, Adailton!
O treinamento Facebook Essencial:
cursos.pinkfire.com.br
Recomendo 😉
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Obrigada Camila por compartilhar esses conhecimentos com a gente.
Obrigada!
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Adairton Teixeira
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Recomendo 😉
Oi Camila, muito legal o seu post. Parece que tem um link errado no texto: “o treinamento Facebook Ads 2.0”.
Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Oi Elisandro,
O treinamento agora é 3.0 e o link é esse: http://cursos.pinkfire.com.br/
Obrigada por avisar! 😉
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Camila, lança a segunda edição do seu livro.
Talvez no próximo ano, Rodrigo! 😀
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Oi Camila, tudo bem? Existe algum lugar que eu consiga ver as métricas do mercado para ter um benchmark, tipo, custo por lead, taxa de conversão em venda?
Oi, Wagner, tudo bem e com você?
Por enquanto não, o Facebook não divulga os valores que as empresas investem.
Você pode definir um orçamento que você tem disponível para publicidade online e separá-lo entre as suas campanhas.
Outra dica é que você converse com amigos para ver o quanto eles investem, assim conseguirá ter uma noção de quanto pode investir.
Abraço.
Oi Camila, tudo bem? Existe algum lugar que eu consiga ver as métricas do mercado para ter um benchmark, tipo, custo por lead, taxa de conversão em venda?
Oi, Wagner, tudo bem e com você?
Por enquanto não, o Facebook não divulga os valores que as empresas investem.
Você pode definir um orçamento que você tem disponível para publicidade online e separá-lo entre as suas campanhas.
Outra dica é que você converse com amigos para ver o quanto eles investem, assim conseguirá ter uma noção de quanto pode investir.
Abraço.
Muito bacana o seu artigo, Camila! Eu entrei no ramo a cerca de 1 ano e geralmente tenho usado a técnica “Cálculo Hipotético Universal Técnico Estimativo”. Até o momento tem sido um sucesso: as vendas do cliente aumentaram consideravelmente, assim como sua visibilidade.
Realmente saber o quanto o cliente pode gastar resolve, e muito, o problema da dúvida do investimento. É melhor ainda quando o cliente tem visão e gosta de se arriscar (foi um dos meus casos).
Falta agora eu me adentrar as técnicas de projeção de cenário, assim terei um controle maior e, consequentemente, o resultado maior também.
Abraços!
Muito bacana o seu artigo, Camila! Eu entrei no ramo a cerca de 1 ano e geralmente tenho usado a técnica “Cálculo Hipotético Universal Técnico Estimativo”. Até o momento tem sido um sucesso: as vendas do cliente aumentaram consideravelmente, assim como sua visibilidade.
Realmente saber o quanto o cliente pode gastar resolve, e muito, o problema da dúvida do investimento. É melhor ainda quando o cliente tem visão e gosta de se arriscar (foi um dos meus casos).
Falta agora eu me adentrar as técnicas de projeção de cenário, assim terei um controle maior e, consequentemente, o resultado maior também.
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Realmente, em poucos minutos, achei incrível o seu conteúdo, parabéns!!
Continue acompanhando o nosso conteúdo 😉
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Como faço para comprar seus livros Camila!? Te acho fantástica. Parabéns, curto bastante seu blog.
Oi, Areslayne! Tudo bem?
Fiz um post aqui no Blog sobre o livro, no post você encontra diversos links de lojas que você pode encontrar:
http://www.pinkfire.com.br/2014/05/23/livro-facebook-marketing-minha-maior-conquista-ate-aqui/
Abraço.
Oi Areslayne,
O livro está a venda em diversas lojas.
Mas como o livro é vendido somente pela editora e não por mim, deixei neste post dicas de lojas para você adquirir:
http://www.pinkfire.com.br/2014/05/23/livro-facebook-marketing-minha-maior-conquista-ate-aqui/
Obrigada 🙂
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Obrigada 🙂
Muito bom!
Obrigada Vanessa!
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Ótimo artigo! Obrigado
Legal Valmir!
Obrigada pelo comentário 😉
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Camile, eu estou lendo bastante sobre a melhor forma de ter resultado no marketing pelo Facebook e todos dizem que temos que definir um valor para isso. Estou me perguntando, e se eu investir, por exemplo, R$5,00 por dia e não obter retorno nenhum? Ou seja, se eu estiver disposta a gastar R$5,00 por dia é melhor não gastar nada porque não vai adiantar. Eu preciso investir mais para ter um retorno mínimo. Eu consigo ter um parâmetro mínimo de valor para investir ou vou ter que ir tentando no “chute“? Obrigada
Oi, Roberta.
Aos poucos você vai ver qual é a quantidade ideal para a sua página gastar no Facebook.
Comece com esses R$5 por dia, acredito que virá algum resultado sim. Aos poucos você vai adequando o orçamento com os seus objetivos ????
Temos alunos que com R$50 conseguiram retornos incríveis, olha só:
http://www.pinkfire.com.br/category/cases/
Camile, eu estou lendo bastante sobre a melhor forma de ter resultado no marketing pelo Facebook e todos dizem que temos que definir um valor para isso. Estou me perguntando, e se eu investir, por exemplo, R$5,00 por dia e não obter retorno nenhum? Ou seja, se eu estiver disposta a gastar R$5,00 por dia é melhor não gastar nada porque não vai adiantar. Eu preciso investir mais para ter um retorno mínimo. Eu consigo ter um parâmetro mínimo de valor para investir ou vou ter que ir tentando no “chute“? Obrigada
Oi, Roberta.
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Ola, Toda as semanas eu tiro um tempo para da uma olhada no seu site e ler alguns do seus artigos gosto da forma de se expressar e escrever seus artigos. Confesso que tem me ajudado muito no meu projeto!
Oi, Erli!
Que bom saber que você gosta e acompanha nossa conteúdo. Continua sempre por aqui, adquirindo conhecimento e trocando experiências com a gente.
Um abraço
#EquipeCamilaPorto
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#EquipeCamilaPorto
Olá Camila, ótimo artigo. Eu sou iniciante no Facebook Ads. Fiz uma campanha com R$ 5,00 por dia, e posso confirmar o que você falou, depende muito de outros fatores externos como imagem, destino e até do produto que você está oferecendo. Tenho um blog http://www.viverdenet.com.br e sempre preciso criar anúncios para geração de leads.
Isso mesmo, Adelson!
Todos os fatores influenciam 🙂
Sobre os anúncios para geração de leads, você já ouviu falar do Facebook Lead Ads? Pode ser uma ótima opção 😉
Grande abraço.
#equipecamilaporto
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Cade o material para baixar?
Oi, Luis.
É só você clicar no banner azul 😉
Grande abraço. #equipecamilaporto
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Olá Tudo Bem, ainda não aprendi como afetiva anúncios de links pra min conseguir um bom resultado? como atraio muitas pessoas para o meu blog por meio de anúncios de links do Facebook?
Oi, Anderson.
Você precisa segmentar os seus anúncios para o público certo do seu negócio.
Aqui você vai descobrir a importância de criar uma persona
Os 5 segredos para definir sua persona e vender mais em seu negócio físico ou online
Espero ter ajudado.
#equipecamilaporto
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Camila vc possui curso específico de Facebook ADS ?
Igor, específico sobre Facebook Ads, não. Mas temos um módulo no treinamento Facebook Essencial que fala sobre anúncios 🙂
Aqui você encontra informações http://essencialpinkfire.com.br/
#EquipeCamilaPorto
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